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Consórcio > Simulador

Faça uma simulação do seu consórcio e encontre a parcela que cabe no seu bolso

O Consórcio Shineray do Brasil foi criado para facilitar a compra das motocicletas Shineray. Aqui, você consegue visualizar a melhor condição de pagamento, de forma rápida e segura. Ao escolher o plano que melhor se encaixe na sua capacidade, você dá um passo importante para a conquista da sua liberdade. Veja como é simples e fácil fazer a simulação.

Iniciar simulação

Consórcio > O que é

Consórcio

O Sistema de Consórcios é uma modalidade de acesso ao mercado de consumo baseado na união de pessoas físicas ou jurídicas, em grupo fechado, cuja finalidade é formar poupança destinada, por meio de autofinanciamento, à compra de bens móveis duráveis, imóveis e para contratação de serviços.

Regulamento do Consórcio:
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Apólice de Seguros:
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Fale Conosco

Televendas:
0800 940 3400

Chat On line:
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Consórcio > Porque contratar?

O Consórcio Shineray é administrado pelo Grupo Luiza que já atua a mais de 20 anos no mercado sem nenhuma reclamação fundamentada no Procon, sempre prezando pelo bom atendimento, pela qualidade do serviço prestado e trabalho com transparência é o que nos garante conquistar a confiança de nossos clientes e colaboradores.

São muitos os diferenciais para você escolher o Consórcio para investir seu dinheiro:

  • Tradição: Mais de 20 anos no mercado;
  • Taxa administrativa fixa e dividida nas parcelas;
  • Melhores taxas e parcelas / Prazos longos de pagamento;
  • Seguro de vida nos planos;
  • Carta de crédito: possibilitando a escolha de um bem de acordo com o crédito indicado no contrato de adesão desde que seja do mesmo segmento e alienável;
  • Em parceria com Cardif (empresa de seguro de vida) proporcionamos promoções e premiações exclusivas.

Consórcio > Composição das parcelas

Fundo Comum:

É o valor que todo consorciado paga para formar um montante destinado à aquisição do bem. A contribuição ao fundo comum é calculada tomando-se por base o valor atualizado do crédito no dia da assembleia mensal. A contribuição para o Fundo Comum é obtida mediante a divisão do percentual do crédito pelo número de meses de duração do grupo.


Taxa Administrativa:

A taxa de administração não se confunde com os juros cobrados nas modalidades de financiamento. A taxa de administração, indicada no contrato, é a remuneração da administradora pelos serviços prestados na formação, organização e administração do grupo até o seu encerramento e pode variar conforme o plano contratado.


Fundo de Reserva:

É uma reserva utilizada para cobrir eventuais faltas de receitas do grupo, devido ao atraso de pagamento dos consorciados, cancelamento, aumento do preço do produto, dentre outros. Quando não utilizado, é devolvido para o cliente no final do plano se houver saldo no grupo.


Seguro:

O consorciado estará sujeito ao pagamento de prêmios de seguro, nos termos do contrato. Como exemplo, podemos citar o seguro de vida, em caso de falecimento do consorciado, destinar-se ao pagamento das prestações vincendas.


Vantagens das cartas de créditos:

Liberdade de escolha do bem ou serviço, após a contemplação. O consorciado não está preso a um único bem ou serviço, já que sendo contemplado terá direito ao valor do crédito contratado.

Uma forma de poupar. O pagamento das parcelas se compara aos depósitos em uma conta poupança, a diferença é que já se sabe o quanto irá poupar.

Investimento. As cartas de créditos são reajustadas anualmente, sendo assim, além de poupar está investindo seu dinheiro.

Consórcio > Documentação (Pós-contemplação)

Veículo

Documentação de pessoa física:

- Cópia de CPF e RG ou CNH.
- Cópia certidão estado civil.
- Cópia do comprovante de renda dos últimos 03 meses.
- Cópia do comprovante de residência atualizado.
- Ficha cadastral preenchida e assinada: clique aqui


Documentação de pessoa jurídica:

- Cópia do cartão do CNPJ, Inscrição Estadual ou Municipal, Contrato Social e sua última alteração.
- Declaração de Imposto de Renda com comprovante de entrega ou Faturamento dos últimos 12 (doze) meses assinado, carimbado pelo contador, com CRC e firma reconhecida por verdadeiro ou Declaração Anual do Simples Nacional atualizado.
- CPF e RG ou CNH de todos os sócios.
- Comprovante de endereço atualizado.
- Ficha cadastral preenchida e assinada: clique aqui


Documentação do veículo (carro, moto) zero:

- Solicitação de autorização de faturamento.
- Nota Fiscal (esse último item após autorização da administradora).
- Autorização de inclusão do gravames.
- Taxa de gravame
- Download do checklist completo: clique aqui

Obs: Valor da taxa de gravame varia de acordo como cada estado.


Documentação do veículo (carro, moto) usado:

- 04 fotos do carro/moto (frente, traseira, lado direito e lado esquerdo).
- Cópia do documento do veículo (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV).
- Pesquisa multa.
- Taxa de gravame Obs: O valor da taxa de gravames é de acordo com Estado em que o veículo será alienado.
- Autorização de inclusão no gravames a qual deverá ser assinada pelo cliente e vendedor do veículo, emitida pelas lojas Magazine Luiza ou representantes.
- Download do check list completo: clique aqui


Documentação para pagamento de veículos:

- Contrato de alienação, emitido pelas lojas do Magazine Luiza ou representantes, assinado frente e verso pelo cliente, fiador e cônjuge, caso tenha. As assinaturas deverão ser reconhecidas firmas por verdadeiro.
- Termo de Ciência e Compromisso (DUT) preenchido e assinado pelo cliente.
- Cópia do recibo preenchido, assinado e com firma reconhecida por verdadeiro do vendedor do veículo e consorciado.
- Carta solicitando o pagamento com os dados bancários, assinada e reconhecido firma por verdadeiro do consorciado e vendedor do veículo, emitida nas lojas Magazine Luiza ou representantes.


Alienação fiduciária:

Quando o cliente é contemplado, assinará o contrato de alienação fiduciária. O bem ficará alienado até a quitação do consórcio, isto é, não será permitido pelo Detran a venda a terceiros.


Importante:

- Caso a empresa possua menos de um ano de início de atividades será necessário apresentação de fiador.
- Caso necessário será solicitado fiador.
- O veículo deverá garantir 20% do saldo devedor, tanto para aquisição quanto na substituição.
- No termo de transferência de cota deverá constar reconhecimento de firma por verdadeiro das assinaturas do cedente e cessionário referente a todos segmentos.
- O prazo para análise de crédito são 05 dias úteis, após recebimento dos documentos na Administradora, conforme consta em nosso regulamento.
- A documentação de pagamento somente deverá ser providenciada após cadastro e veículo aprovado pela Administradora.
- Caso o veículo a ser alienado seja Moto 50cc o emplacamento é de acordo com cada Estado, portanto onde é obrigatório deverá efetuar o pagamento da taxa do gravames.
- No contrato de alienação deverá constar reconhecimento de firma por verdadeiro de todas assinaturas.
- A documentação para pagamento do crédito poderá ser enviada por fax ou pelo e-mail pagamentodecredito@consorcioluiza.com.br e posteriormente encaminhar pelo malote ou por correio.


Documentação para cliente quitado:

- Ficha cadastral preenchida e assinada: clique aqui
- Cópia de CPF e RG ou CNH.
- Cópia do recibo preenchido, assinado e com firma reconhecida por verdadeiro (carro, moto) ou via da nota fiscal (carro, moto e náuticos zero).
- Carta de depósito com firma reconhecida por verdadeiro do cliente e fornecedor.
- Download do check list completo: clique aqui


Documentação para desalienação do veículo:

- Quando cliente quita o consórcio, terá que solicitar a desalienação.
- Cópia do documento do carro/moto.

Eletro:

Documentação do veículo (carro, moto) zero:

- Ficha cadastral preenchida e assinada: clique aqui
- Cópia CPF e RG ou CNH.
- Cópia do comprovante de renda.
- Cópia do comprovante de residência.
- Contrato de alienação assinado.
- Carta autorizando faturamento do crédito.
- O prazo para análise são de 05 dias úteis, conforme consta em nosso regulamento.


Documentos para pagamento do crédito:

- Nota fiscal alienada a Luiza Administradora de Consórcios.
- Dados de conta para depósito, caso o faturamento não seja no Magazine Luiza.
- Contrato de alienação assinado pelo consorciado, fiador e cônjuge do fiador, caso tenha.
- Clique aqui para fazer o download do check list completo.


Documentos para pagamento do crédito:

- Nota fiscal alienada a Luiza Administradora de Consórcios.
- Dados de conta para depósito, caso o faturamento não seja no Magazine Luiza.
- Contrato de alienação assinado pelo consorciado, fiador e cônjuge do fiador, caso tenha.
- Clique aqui para fazer o download do check list completo.


Documentação de pessoa jurídica:

- Cartão do CNPJ.
- Cópia do contrato social (inicial e última alteração contratual).
- Comprovante de renda.
- CPF e RG dos sócios.
- Comprovante de endereço.
- Contrato de alienação assinado.
- Ficha cadastral preenchida e assinada: clique aqui


Documentação de pessoa Física:

- Ficha cadastral preenchida e assinada.
- Cópia CPF e RG.
- Nota Fiscal.

Consórcio > Formas de contemplação

Sorteio e lance

A Contemplação é o que lhe dá direito de utilizar o seu Crédito, quando for contemplado, poderá comprar o bem que deseja, de acordo com o segmento que escolheu. O número de contemplações depende do Saldo do Grupo na data da assembleia, que é formado por parte da prestação mensal paga pelo cliente, o Fundo Comum.

Não há como estabelecermos uma data para que a cota seja contemplada. O prazo máximo para contemplação é o prazo de seu plano. Clientes com o pagamento das parcelas em dia concorrerão no sorteio e poderão ofertar um lance sempre que quiserem.

As contemplações podem ser:

Por Sorteio:

Todos os clientes em dia com suas prestações concorrem ao sorteio que é realizado mensalmente em datas pré-definidas e informadas através de boleto e aqui no site. O sorteio é realizado através de globos giratórios onde são colocadas as bolas numeradas de 00 a 09, representando unidade, dezena e centena, de acordo com o número de participantes de cada grupo. Se a pedra sorteada não estiver em dia ou já estiver contemplada, automaticamente será considerada a pedra sucessiva e assim até que seja localizada uma cota apta à contemplação. Ex: a cota 09 foi sorteada, caso já esteja contemplada ou em atraso será chamada a 10.

Por lance:

Tendo saldo disponível no grupo, será contemplada a cota que ofertar o maior percentual de amortização. O lance, contemplado e pago, poderá amortizar as últimas parcelas do plano ou ser dluído nas próximas parcelas, mantendo o prazo contratado pelo cliente. A diluição está limitada à redução de no máximo 50% do saldo devedor. Caso ocorra empate, nas ofertas de lance, conforme assembleia extraordinária, ficou definido que a pedra imediatamente superior à do sorteio será considerada vencedora.

O Lance é um valor que você pode ofertar e somente deverá ser pago caso a cota seja contemplada. A oferta de lance não interfere em sua participação no sorteio. Dependendo do grupo, poderemos ter diversas modalidades de Lance, para dar maiores possibilidades de contemplação a um número maior de clientes. As ofertas podem ser feitas até 15 minutos antes da assembleia nas lojas do Magazine Luiza, nas representações do Consórcio Luiza ou pela Internet, no Canal do Consorciado.

Consórcio > FAQ

1) O que é consórcio?

É a reunião (Grupo) de pessoas físicas ou jurídicas, promovida pela administradora, com prazo de duração previamente estabelecido, com a finalidade de adquirir bens móveis duráveis e imóveis. O sistema de consórcios tem ajudado muitas pessoas a construir seu patrimônio e realizar seus sonhos com uma taxa diferenciada, bem acessível, muito inferiores às taxas de juros cobradas pelas financeiras e bancos.


2) Quem é o responsável pela regulamentação do sistema de consórcio?

As normas, regulamentos e fiscalização do Sistema de Consórcio estão sob a responsabilidade do Banco Central do Brasil, que é o regulador do sistema desde 1992.


3) O consórcio cobra juros?

Não. A administradora cobra uma pequena taxa de administração que serve para cobrir as despesas da operação. Esta taxa é muito inferior se comparada aos juros cobrados pelos bancos e financeiras.


4) O que é um Grupo?

É a união de participantes do mesmo segmento. O grupo receberá um número (cota) de identificação e terá um limite máximo de participantes. Esta informação deverá ser adquirida pelo consorciado no momento de sua adesão ao grupo.


5) O que é uma Cota?

É a identificação de cada consorciado. É o número que o identifica no grupo para concorrer ao sorteio ou lance na assembleia.


6) Quando será a inauguração do Grupo?

O grupo considerar-se-á constituído na data da primeira assembleia geral ordinária, com a existência de recursos suficientes para a realização do número de contemplações via sorteio previsto contratualmente para o período, considerados os créditos de maior valor do grupo.


7) O que é uma Assembleia?

É a reunião mensal dos consorciados de um mesmo grupo para a realização de sorteios e abertura de lances.


8) Quais são as formas de contemplação?

Através de sorteios ou lances


9) Como funciona o sorteio?

A assembleia é realizada com a participação dos consorciados presentes para que os mesmos façam a fiscalização do sorteio e abertura dos lances. O sistema de sorteio é feito através de globo giratório onde serão colocadas as bolas numeradas de 00 a 09, representando unidade, dezena e centena de acordo com o número de participantes de cada grupo. Se a pedra sorteada não estiver em dia ou já estiver contemplada, automaticamente será considerada a pedra sucessiva e assim até que seja localizada uma cota apta à contemplação. A contemplação por sorteio somente ocorrerá se houver recurso suficiente no fundo comum, para a atribuição de no mínimo um crédito. Após a realização de sorteio, ou não tendo ocorrido por insuficiência de recursos, serão admitidas ofertas de lances para viabilizar a contemplação.


10) Como funciona a oferta do lance?

Os lances poderão ser ofertados via Internet, fax, lojas do Magazine Luiza e Representações do Consórcio Luiza, até 2 (duas) horas antes da realização da assembleia. Será considerado vencedor o consorciado que ofertar maior percentual no lance livre para todos os segmentos.


11) Como funciona a oferta do lance fixo?

Concorrerão nessa modalidade de lance, os consorciados que ofertarem exatamente os percentuais definidos para cada segmento. Será contemplada a cota posterior, mais próxima da cota contemplada por sorteio.


12) Como funciona a oferta do lance embutido?

Após o consorciado ser contemplado, poderá optar pela modalidade de lance embutido para que parte do crédito seja utilizado para pagamento do lance. O percentual do lance embutido varia de acordo com o segmento contratado.


13) Como funciona o lance diluído?

Após contemplação por lance, o consorciado tem a opção de reduzir o valor de suas parcelas, mantendo o prazo do plano contratado. Os lances diluídos estão disponíveis para todos os segmentos limitado a 50% do saldo devedor.


14) Se o lance contemplado não for pago?

Se o pagamento integral do lance não for efetuado dentro do prazo estipulado pela Administradora, a contemplação será cancelada automaticamente.


15) As informações sobre a cota e sobre o andamento do grupo podem ser acessadas via internet?

Sim. Basta acessar a homepage : www.consorcioluiza.com.br, na parte de Canal do Consorciado. Será necessário o uso de sua senha e números de grupo e cota para que possa acessar as informações desejadas.


16) Como receber a minha senha de acesso ao Auto atendimento?

Depois da 1º parcela paga e o contrato alocado, os 06 primeiros dígitos de seu CPF serão sua senha para acesso ao canal do consorciado. Essa senha poderá ser alterada pelo consorciado quando desejar.


17) O que é uma contemplação?

É a essência do Consórcio, é com a contemplação (sorteio ou lance) que o consorciado obtém o direito de adquirir o bem objeto do seu plano.


18) É possível concorrer à assembleia de imediato?

Sim desde que haja vagas em grupos já formados (em andamento).


19) O consórcio entrega quantas contemplações na assembleia?

As contemplações são efetuadas de acordo com o saldo do grupo. Havendo suficiência de saldo, serão efetuadas contemplações tanto quanto forem possíveis.


20) Quais são os vencimentos das parcelas?

Os vencimentos são divididos por segmentos: – Para os segmentos de eletro, imóvel e serviços o vencimento é 21. – Para o segmento de Veículos o vencimento é 22.


21) O que se pode adquirir por meio de consórcio?

Pelo sistema de consórcios, você pode programar a compra de praticamente qualquer bem, seja ele de fabricação nacional ou estrangeira. Hoje é possível adquirir desde um simples eletrodoméstico/móveis, passando por veículos automotores, embarcações e imóveis ou até mesmo a contratação de serviços relacionados a Turismo, Saúde e estética, educação, festas, entre outros. Outra vantagem é a quitação de financiamentos através das cartas de crédito (para esta opção entre em contato com nossa administradora).


22) O consorciado pode escolher qualquer modelo e cor?

Sim. O consorciado pode optar pela marca e modelo de sua preferência. No Sistema de Consórcios, você conta com inúmeras opções. Quando contemplado você poderá utilizar o crédito a que tem direito para adquirir o bem indicado no seu contrato ou outro, desde que pertença à mesma classe. Você pode adquirir inclusive bens de fabricação estrangeira, novo ou usado, ficando responsável pela diferença de preço quando houver. A administradora se reserva no direito de analisar o bem de acordo com o preço de mercado, estado de conservação, para então fazer a sua aprovação.


23) O que é alienação fiduciária?

Alienação é a garantia de que o grupo terá para a continuidade dos pagamentos. O bem entregue ficará alienado até a quitação total, o que impede a comercialização do bem, exceto em caso de transferência da dívida.


24) O que fica alienado no consórcio de serviços?

Os serviços que fazem parte do segmento são: Saúde : cirurgia plástica, tratamento odontológico, próteses; Pacotes turísticos; Festa de casamento, festa de formatura; Educação: cursos de graduação, pós graduação, mestrado; Material de construção ; Outros: perfuração de poços artesianos, blindagem de veículos, instalação de serviços de segurança, telefonia e rede de informática. Nesses casos não ficará nenhum bem alienado, porém para contemplados com percentual pago inferior a 40% é necessário apresentação de fiador, que deverá apresentar a mesma documentação do consorciado mais a certidão de casamento (se for casado) ou de nascimento (se for solteiro). Em substituição ao fiador o consorciado poderá apresentar uma garantia complementar vinculado a um bem móvel (moto ou automóvel).


25) O que fazer para retirar a moto quando contemplado

Será necessária a apresentação de documentos pessoais, comprovantes de renda e residência, ficha cadastral e apresentação da documentação relativa ao bem objeto pretendido. A documentação será analisada pela Administradora, podendo ser solicitadas outras documentações e/ou garantias. Após aprovação do cadastro, deverá ser feita a documentação do bem com alienação fiduciária em nome do consorciado para que seja efetuado o pagamento do crédito.


26) Se escolher um bem de valor menor que o crédito, o que é feito com a diferença?

Caso escolha um bem de menor valor, o restante do crédito poderá ser utilizado na compra de outro bem ou para liquidar parte das parcelas vincendas do plano de consórcio. Para os segmentos de veículos e imóvel, o bem deverá garantir 20% do saldo devedor.


27) O que é fundo reserva?

Trata-se de fundo de proteção destinado a garantir o funcionamento do grupo em determinadas situações, como eventuais inadimplências do grupo. É importante observar que se houver recursos nesse fundo quando do encerramento do grupo, serão devolvidos proporcionalmente aos consorciados. Em alguns grupos não cobramos a taxa referente ao Fundo de Reserva. Neste caso não há rateio do mesmo no encerramento do plano.


28) Há possibilidade de retirada do crédito em dinheiro?

O consorciado contemplado poderá solicitar o seu crédito em espécie (dinheiro), desde que tenha seu plano quitado. O prazo para essa liberação se dará 60 dias após a última assembléia do grupo, ou então 180 dias após a data de contemplação.


29) É possível transferir a cota do consórcio para outra pessoa?

Sim, a transferência poderá ser efetuada a qualquer momento, bastando apenas que o vendedor e o comprador dirijam-se à sede da Administradora, lojas do Magazine Luiza ou Representações para assinarem o documento de cessão e transferência de cota e efetuarem o pagamento da taxa relativa à transferência. Em caso da cota estar contemplada, a Administradora se reserva no direito de analisar o cadastro do novo consorciado, podendo ou não efetuar a sua aprovação.


30) Quando o bem pode ser vendido?

Somente quando a cota estiver quitada, com 100% do valor do bem pago. Neste momento, a administradora desaliena o bem, que fica livre para venda. Antes disso é possível transferir o bem com a dívida, nos segmentos de veículo e imóvel.


31) Como efetuar o pagamento das parcelas?

Através do boleto bancário enviado mensalmente, podendo ser liquidado em qualquer agência bancária até a data do vencimento ou nas lojas do Magazine Luiza. Trabalhamos também com débito em conta nos Bancos: Bradesco, Itaú, Real, Santander e Banco do Brasil.


32) Como as parcelas são atualizadas?

As parcelas serão atualizadas na mesma proporção de reajuste no preço do bem objeto do plano, sendo que somente sofrerá reajuste se houver aumento/redução no preço do bem. O crédito sempre acompanhará o preço de tabela ou índices, conforme previsto em contrato. Existem alguns planos que são diferenciados, tendo o reajuste anual pelo índice do INCC (Índice Nacional da Construção Civil) ou pelo IGPM (Índice Geral e Preço de Mercado). Verifique qual é o seu plano juntamente com o vendedor ou com a Administradora.


33) O que acontece se houver atraso no pagamento das minhas parcelas?

O atraso nos pagamentos das parcelas implicará nas seguintes situações: A) O consorciado ficará impedido de participar do sorteio e/ou lance na assembleia de distribuição de bens, em que o atraso do pagamento for superior a um dia antes da assembleia do grupo; B) Arcará com juros de 1% ao mês e multa de 2% sobre as parcelas não pagas, cujo valor será calculado sobre o preço atualizado do bem; C) Se o não contemplado atrasar 2 (duas) ou mais prestações mensais consecutivas ou alternadas ou de montante equivalente, poderá ser excluído do grupo conforme estabelecido em contrato; D) Estando de posse do bem e o atraso for superior a 30 dias, a administradora poderá executar as garantias fornecidas pelo consorciado, sendo feita a inclusão no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) tanto do cliente como fiador, caso haja, além da cobrança de multas e juros.


34) O que é consorciado excluído?

O consorciado não contemplado que deixar de efetuar o pagamento de 2 (duas) ou mais prestações mensais consecutivas ou alternadas ou de montante equivalente, será considerado excluído.


35) Como posso restabelecer meus pagamentos de parcelas em atraso, na qualidade de consorciado não contemplado?

Procure a Administradora para fazer um acordo. Será feito um recálculo de seu saldo devedor, viabilizando a sua continuidade no grupo. Nosso interesse é que o cliente chegue até o final e atinja seus objetivos.


36) Como ocorre a devolução do valor para os consorciados excluídos?

Clientes dos grupos que foram adequados à Cirular 3432-09 – BACEN de acordo com a Lei 11.795/08 concorrem mensalmente ao sorteio do excluído e, se contemplado nesta modalidade, podem resgatar o valor antes do término do grupo. Grupos já em andamento que não foram adequados à Cirular 3432-09 – BACEN de acordo com a Lei 11.795/08 a devolução para os excluídos poderá ser solicitada pelo cliente à administradora 60 dias após a última assembleia do grupo. Ressaltando que as devoluções sofrerão os descontos previstos em contrato.